O SINDÁGUA se reuniu com a direção da Copasa na manhã desta quarta-feira, 28 de julho, para que a empresa respondesse ofício do Sindicato, em que cobramos da empresa uma solução negociada para os acordos coletivos de 2019, 2020 e 2021, de forma que os trabalhadores superem este longo período em que os salários continuam represados, sem reajustes que corrijam as inflações acumuladas, além dos demais direitos constituídos pela categoria.

Na reunião, a direção do Sindicato apresentou todos os argumentos sobre a condição financeira de extrema folga da empresa, inclusive com previsão de maior distribuição de dividendos aos acionistas, enquanto os trabalhadores sofrem para manter suas famílias com os salários profundamente defasados.

Nova reunião foi remarcada pela empresa para a próxima quinta-feira, 5 de agosto, quando esperamos a continuidade do diálogo e possamos voltar a uma vida normal e que nossas famílias se tranquilizem com a estabilidade em nosso trabalho.

Entendemos que os Sindicatos sempre estiveram abertos ao diálogo, que foi intempestivamente interrompido pela Copasa com sua tentativa de dissídio coletivo, declaradamente irregular nas várias decisões judiciais até agora, levando a empresa a recorrer em reiteradas ações protelatórias do cumprimento dos direitos e atendimento justo às reivindicações da categoria. Cobramos da empresa que realizemos a próxima reunião com a presença dos demais sindicatos (Senge e Saemg), pois defendemos o interesse e os direitos de toda categoria representada.

A empresa também divulgará, no próximo dia 2 de agosto, os seus resultados financeiros e operacionais do 2º Trimestre/2021, momento em que certamente teremos ainda o reforço de argumentos que permitam o pleno atendimento da demanda da categoria, para termos nossos acordos coletivos resolvidos.

Fonte: Ascom Sindágua-MG