O Sindicato dos Urbanitários do Pará divulgou ontem uma pesquisa feita pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. A constatação é de que 49% dos entrevistados são contra a privatização da Eletrobras, 31% são favoráveis e 20% não souberam opinar. O que chama a atenção é que ao ser analisada a estratificação da pesquisa aplicada na região Norte, a resposta contra a privatização sobe para 59%.

A população da Região Norte é contra a entrega da Eletrobras a empresas privadas justamente por conhecer bem o que é uma empresa de energia elétrica privada, o resultado é claro, aumento de tarifa e sucateamento do serviço.

O brasileiro, em particular do Norte sabe que na privatização, o consumidor acaba ficando refém do poder econômico da empresa privada. Sabe também que as agências reguladoras lamentavelmente acabam sendo mais parceiras das empresas que dos consumidores. Por isso, reafirmamos a nossa posição contrária à privatização.

Em se tratando de privatização de uma gigante como é a geradora de energia Eletrobras, o caso é ainda mais prejudicial ao povo brasileiro, pois se tratam dos nossos rios, da nossa soberania. E tem mais, se no Pará a energia já é uma das mais caras do Brasil, com a privatização da geração de energia, a tarifa irá aumentar mais ainda. Vamos continuar na luta contra a privatização, como aliás estamos há mais de duas décadas na campanha nacional em defesa da universalização de energia para todos e todas e da Eletrobras e suas subsidiárias públicas e com qualidade.