É com profunda preocupação que o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado da Paraíba (Sindiágua-PB) vem a público abordar uma questão crucial que afeta a vida de muitos de nossa categoria.

A realidade diária de enfrentar ambientes insalubres e perigosos (Insalubridade e Periculosidade) e é uma dura condição para diversos trabalhadores que desempenham suas funções na Cagepa. As queixas constantes recebidas e comprovadas em locais de trabalhos por nosso sindicato nos motivam a agir em prol da segurança e dos direitos desses profissionais.

Diante desse cenário, informamos que o Sindiágua-PB tomará medidas efetivas para garantir que os trabalhadores recebam seus devidos direitos, conforme estabelecido nos artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em breve, será ajuizada uma ação coletiva, isentando os trabalhadores de qualquer ônus processual, com o objetivo claro de assegurar os direitos básicos de todos que enfrentam condições adversas em seu ambiente de trabalho.

A opção por uma ação coletiva, em detrimento de ações individuais, é estratégica e visa proteger os trabalhadores de possíveis represálias por parte da empresa. Além disso, busca evitar prejuízos financeiros, uma vez que oportunistas têm tentado persuadir os trabalhadores a buscarem soluções individuais, muitas vezes visando vantagens econômicas (honorários advocatícios) e políticas pessoais.

O Sindiágua-PB reitera seu compromisso em defender os direitos e a segurança de todos os trabalhadores e trabalhadoras. Estamos unidos na busca por um ambiente de trabalho digno e justo, onde a saúde e a integridade de cada trabalhador sejam prioridades inegociáveis.

Fonte: Ascom Sindiágua-PB