Todas as assembleias realizadas no Estado rejeitaram a proposta da Copasa para superarmos os conflitos impostos pela empresa sobre a categoria, que represaram os acordos coletivos de trabalho e pagamento da PL desde 2019.

Os trabalhadores demonstraram toda a sua consciência e responsabilidade para desarmar a proposta da empresa, cheia de armadilhas para prejudicar nossos direitos, fazer caixa com as diferenças salariais e cláusulas econômicas, para distribuir a condição de sustentar nossas famílias como lucro para acionistas.

A categoria não abre mão de direitos sagrados conquistados ao longo dos anos e não permite que haja um desmanche da empresa para o entreguismo do patrimônio público à iniciativa privada.

A direção da Copasa vai elevando seu passivo trabalhista com a categoria, sonegando direitos estabelecidos em acordos coletivos e tentou limpar seu erro oferecendo uma proposta com graves prejuízos para os trabalhadores, a começar por não garantir nossa data-base, pagar PL Linear conforme valor estabelecido pelo Conselho de Administração e abrir a porteira para demitir trabalhadores, ao mesmo tempo em que contrata profissionais para cargos de carreira sem concurso público.

100% das assembleias rejeitaram a proposta nociva e esperamos que a sensibilidade da empresa seja resgatada, para nos apresentar algo decente, passível de uma aprovação responsável pela categoria para Acordo Coletivo de Trabalho.

Cumprimentamos cada trabalhador pela sua consciência e pelo apoio ao Sindicato na luta para preservarmos nossos direitos.

Fonte: Ascom Sindagua-MG