O Outubro Rosa no Sindaema é assim: orientação e conscientização. A diretora de Juventude, Gênero, Raça, LGBT, Kelly Fernandes Gandine Caiado, preparou uma apresentação nesta quinta-feira, dia 17, sobre prevenção, cuidados e tratamento do câncer de mama para que as funcionárias e diretoras estejam atentas aos sinais.
“Assim como cobramos das empresas que ofereçam orientação às suas funcionárias, aqui no sindicato devemos fazer o mesmo, compartilhando informações que podem ajudar a evitar a doença ou melhorar a chance de cura”, afirmou a diretora.
Entre os cuidados de prevenção, Kelly destacou a importância de fazer atividade física diariamente, manter uma alimentação saudável e evitar ou ingerir pequenas quantidades de álcool. Mas se o fator genético falar mais alto, mesmo atendendo a essas recomendações, o melhor mesmo é descobrir o quanto antes para aumentar as chances de cura.

“Fazer o autoexame é imprescindível. Mas é a mamografia que mostra tumores de menos de um centímetro. Por isso é muito importante ir ao médico regularmente e manter os exames em dia”, orientou a diretora.
Depois da palestra, foi feito um sorteio e a funcionária Jane ganhou uma bolsa da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afeec), que vende vários itens como as conhecidas camisas rosa, que têm o valor arrecadado revertido para ajudar pacientes com câncer.