Os trabalhadores da Copasa em todo o Estado aprovaram a anuência do SINDÁGUA à proposta de Programa de Demissão Voluntária Incentivada (PDVI) reapresentada pela empresa, depois de atendidas algumas alterações reivindicadas pelos sindicatos.

Com a deliberação, cada trabalhador elegível poderá decidir se vai aderir ou não ao programa, após fazer uma análise criteriosa de sua situação. Diante da decisão soberana da categoria, cabe agora ao Sindicato dar anuência ao PDVI.

A adesão é rigorosamente individual e abrange somente os aposentados anteriores a 12 de novembro de 2019. O trabalhador interessando em aderir precisa levar em conta que não terá mais direito a benefícios como tíquete alimentação, cesta básica, subsídio do plano de saúde, pagamentos da PL e futuros Acordos Coletivos de Trabalho.

A categoria aprovou a proposta de PDVI em assembleias presenciais realizadas em vários distritos operacionais em todo o Estado e na Regional Belo Horizonte, entre os dias 21 e 23 de julho, e em votação online, ocorrida nesta sexta-feira (23/7).

As assembleias presenciais demonstraram, mais uma vez, a postura democrática da direção do SINDÁGUA, com amplo espaço para o diálogo e manifestações dos trabalhadores, que votaram com consciência, marcando posição sobre um tema polêmico.

Destaque ainda para a assembleia realizada no pátio da Regional, que reuniu centenas de trabalhadores que atenderam à convocação do Sindicato e ocuparam aquele espaço novamente para debater e defender os direitos da categoria com responsabilidade.

O PDVI da Copasa também causou polêmica por não ser mais abrangente e se limitar aos aposentados anteriores a 12 de novembro de 2019, o que demonstra a insatisfação da categoria com as condições de trabalho existentes hoje na empresa, que vem sendo sucateada pela direção zemista.

Fonte: Ascom Sindágua-MG