O plano de cargos, carreiras e salários da SURG foi apresentado aos trabalhadores em assembleias ocorridas nos dias 21 e 22 de março de 2018.

As assembleias foram realizadas de acordo com os locais de trabalho e tipos de atividades dos empregados da SURG. Assim todos os trabalhadores tiveram a oportunidade de participar e entender como vai funcionar o novo PCCS.

Os diretores do SINDIURBANO-PR explicaram como foi elaborado o plano, como funcionarão as progressões e qual a possibilidade de crescimento dos trabalhadores dentro de cada carreira, considerando-se o tempo em que o empregado trabalha na Companhia, a escolaridade e o desempenho.

O novo PCCS foi muito bem recebido pelos trabalhadores que puderam ver a possibilidade de crescimento e de aumento salarial ao longo do tempo. Além disso, o plano garante que as progressões tenham regras justas, claras e que sejam aplicadas de forma igualitária para todos os empregados.

O plano de cargos, carreiras e salários da SURG foi elaborado desde 2017 por uma comissão formada por representantes do sindicato, da empresa e representantes eleitos pelos trabalhadores, sendo que os trabalhos da comissão foram concluídos durante as reuniões realizadas entre janeiro e fevereiro de 2018.