O Sindicato dos Urbanitários do Pará repudia a irresponsabilidade da empreiteira Dínamo e da concessionária de energia Equatorial Celpa, contratante da Dínamo, em relação à vida dos trabalhadores/as do setor elétrico no Pará.

O acidente ocorrido no dia  27/11/25, em Ananindeua, ferindo gravemente dois companheiros da Dínamo, que trabalha a serviço da Equatorial, expõe a cruel e desumana realidade desses trabalhadores terceirizados.

O acidente aconteceu porque quebrou, rompeu o suporte do cesto aéreo do caminhão munk, jogando ao chão dois trabalhadores que faziam manutenção na rede de alta tensão na avenida Hélio Gueiros, em Ananindeua. Não precisa ser especialista para constatar que o equipamento quebrado e que causou o grave acidente resulta de falta de manutenção no caminhão, desrespeito à vida dos trabalhadores.

O Sindicato dos Urbanitários do Pará está acompanhando esse grave acidente ocorrido nesta quinta-feira, 27, com trabalhadores dessa empreiteira da Equatorial, que contrata, paga mas não fiscaliza e nem exige o cumprimento de normas de segurança e de direitos dos trabalhadores, mesmo sendo responsável e detentora da concessão do serviço de distribuição de energia elétrica no Pará.

Após denúncia do Sindicato dos Urbanitários do Pará, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) abriram procedimentos para apurar este trágico acidente envolvendo dois pais de família.

Fonte: Ascom STIUPA