A Federação Nacional dos Urbanitários – FNU – repudia com veemência as ameaças anônimas aos dirigentes do Stiu-DF, Alisson Farias e Luiz Paulo Vieira, e aos seus familiares, ao mesmo tempo em que exige rigorosa investigação das autoridades competentes da segurança pública, a fim de identificar e punir os responsáveis.

Na última terça-feira (9/4), os dois diretores sindicais da base Neoenergia Brasília, que concorrem à reeleição para diretoria colegiada do Stiu-DF, sofreram ameaças anônimas postadas em suas contas no aplicativo Whatsapp, em textos com os seus endereços e expressões como “eliminar”, “saia da campanha”, “desista”, “cuidado por onde andas”, e ainda por um áudio com voz disfarçada fixando prazo para que os dois saíssem da chapa ou, do contrário, assumiriam os riscos. As famílias dos dirigentes também foram ameaçadas nas postagens criminosas.

Isso é uma grave ameaça ao trabalho sindical e é inaceitável dentro o Estado Democrático de Direito.

Líderes de entidades classistas não podem ser vítimas desse tipo de conduta, pelo simples fato de estarem se colocando a serviço de defender os direitos de sua base de representação.

Aos dirigentes, nossa solidariedade e reiteramos nosso compromisso com a defesa da democracia, com o livre exercício das atividades sindicais, sem coação e medo.

Pedro Damásio
Presidente da FNU