Artigo: Lucas Tonaco*
_______________________

A República Democrática do Congo (RDC) é um país situado na África Central e é abastecido com uma grande quantidade de recursos hídricos, incluindo rios como o Congo, lagos e aquíferos. No entanto, diversos conflitos e desafios têm impacto na segurança hídrica no país.Um dos principais conflitos relacionados à água na República Democrática do Congo (RDC) é uma competição pelo acesso e controle dos recursos hídricos entre diferentes setores e comunidades. Isso inclui a disputa entre a agricultura, indústria, abastecimento urbano e usos tradicionais da água. A distribuição desigual dos recursos hídricos e a falta de infraestrutura adequada podem gerar tensões locais e regionais, especialmente em áreas onde a demanda por água é alta. Além disso, a República Democrática do Congo (RDC) enfrenta desafios persistentes devido a conflitos armados e instabilidade política em algumas regiões do país.

A presença de grupos armados e a falta de governança eficaz podem dificultar a gestão adequada dos recursos hídricos e levar a disputas e degradação ambiental. No âmbito das leis, instituições e políticas, a República Democrática do Congo (RDC) adotou medidas para enfrentar os desafios da segurança hídrica. O Código de Água de 2002 estabelece o quadro legal para a gestão dos recursos hídricos no país. Além disso, o Ministério do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Turismo é responsável pela coordenação das políticas relacionadas à água e ao meio ambiente. No entanto, a implementação das políticas eficazes e a governança adequada podem enfrentar desafios devido à falta de capacidade institucional e à complexidade dos conflitos políticos e étnicos no país.

No que diz respeito aos conflitos étnicos e antropológicos, a República Democrática do Congo (RDC) é uma nação competitiva, abrigando várias etnias e comunidades com diferentes necessidades e usos da água. As questões étnicas, culturais e sociais desempenham um papel importante na gestão e distribuição dos recursos hídricos. A inclusão e a participação das comunidades locais nas decisões relacionadas à água são cruciais para garantir a equidade e a sustentabilidade dos recursos. Do ponto de vista geopolítico, a República Democrática do Congo (RDC) compartilha bacias hidrográficas com países vizinhos, como Angola, República do Congo, Burundi, Uganda, Ruanda e Tanzânia. A gestão transfronteiriça dos recursos hídricos requer cooperação, negociação e acordos bilaterais ou regionais para garantir o uso sustentável e equitativo desses recursos compartilhados.

Lucas Tonaco – secretário de Comunicação da FNU, dirigente do Sindágua-MG, acadêmico em Antropologia Social e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 


Confira todos os artigos sobre o  tema “Água, Estado e Inteligência” em vários países:
A questão da água: inteligência, instituições, hidrografia e conflitos