“A grandeza consiste em tentar ser grande. Não há outro meio.”Greatness consists in trying to be great. There is no other way – Abert Camus

A FNU – Federação Nacional dos Urbanitários – foi fundada em 20 de novembro de 1951, na cidade do Rio de Janeiro, e representa 202 mil trabalhadores(as) do ramo urbanitário em atividade, além de 119 mil aposentados (as). Ao todo, são 41 entidades sindicais filiadas à Federação. Hoje, estamos presentes em todas as regiões do país atuando em defesa dos direitos dos(as) trabalhadores(as) dos setores de energia, saneamento, meio ambiente e gás. A luta pela implantação de políticas públicas que melhorem a vida de milhões de brasileiros e brasileiras no que se refere à universalização dos serviços de saneamento ambiental e energia tem marcado a história da FNU ao longo dos anos, bem como a defesa de direitos e o respeito à diversidade, aos jovens, ao meio ambiente e às ações contra o racismo.

Com o intuito de ampliar e fortalecer a luta pela água e energia como bens públicos e fundamentais para a população, a FNU tem estabelecido uma série de parcerias estratégicas com entidades do movimento social e da sociedade civil organizada, o que significou uma nova forma de mobilização em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Nos últimos anos, a direção da FNU vem promovendo debates profundos e ampliando a defesa da água no Brasil e no mundo – participação no Fórum Mundial da Água da Organização das Nações Unidas (ONU), participação no fórum da Internacional de Serviços Públicos (PSI) em Genebra, dentre outras discussões internacionais, são apenas um exemplo da grandeza da Federação Nacional dos Urbanitários em temas tão fundamentais, como é o debate da água.

Quando se trata do Brasil, a FNU é protagonista na discussão pela água em todos os Estados da União: promoção de lutas contra a privatização, de debates com os poderes públicos, e diálogos institucionais são, foram e serão essenciais na promoção de um saneamento público de qualidade, justo e igualitário para todos os brasileiros.

Ressalta-se o papel importante da FNU nos últimos anos em inúmeros episódios decisivos para a discussão da água no Brasil – tais como na Câmara dos Deputados com o Senado Federal, na composição Frente Nacional Pelo Saneamento Público, tal como nessas duas instituições também nas discussões do PDL 98 que resultaram nos Decreto nº 11.466, com  inserção da FNU na discussão na Presidência da República Federativa no Brasil.

A FNU também se insere na discussão vigilante sobre os processos derivados do Novo Marco do Saneamento (14.026/2020), bem como no monitoramento de encampação, privatizações, licitações, consultas públicas e questionamentos a modelagem de editais em milhares de municípios em território brasileiro, tal bem como de ações judiciais e ​​Amicus Curiae inclusive no Supremo Tribunal Federal (STF) em ações relativas a água e saneamento.

A FNU também possui relação com outras entidades e tal como a participação do CNS – Coletivo Nacional de Saneamento, do ONDAS (Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento), do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragem) bem como outras dezenas, na composição de congressos, seminários, encontros, publicações e relações de debate e luta política.

A compreensão de que não há outro instante para a defesa contra os interesses econômicos que concentram renda, promovem a sede e a desigualdade, e desagregam e mercantilizam este bem essencial que é a água, consiste na grandeza de fazer essa luta no dia a dia, e no Dia Mundial da Água, é necessário uma lembrança para além do bem essencial que a água representa, para como também de uma entidade que todos os dias e lugares onde é requisitada na defesa da água defende a água como se todo dia fosse tal dia da água: de maneira séria, aguerrida, intensa, técnica e com a bravura necessária desse valor, que é a água, e de maneira grande tão quão a compreensão da importância deste bem nos exige – ontem, hoje e amanhã!

Lucas Tonaco – secretário de Comunicação da FNU