Nesta sexta-feira (16/2), a pauta de luta dos urbanitários foi tema de reunião com a direção da CUT Nacional. O presidente Sérgio Nobre recebeu Pedro Damásio, presidente da FNU, os dirigentes Iara Nascimento, Arilson Wünsch e Pedro Blois, que foram explicar e buscar apoio às principais pautas: privatização do saneamento, reestatização da Eletrobras e a renovação das concessões das distribuidoras de energia elétrica.

Uma das solicitações dos dirigentes urbanitários é a interlocução da CUT para agendas com órgãos do governo federal e contar com o apoio da Central para as lutas específicas do ramo.

Com relação ao saneamento, o assessor de saneamento, Edson Aparecido da Silva, que também participou da reunião, explicou como está acontecendo o processo de privatização do setor em vários estados, com as empresas privadas obtendo financiamento do BNDES (banco público).

Foram apresentados como exemplos os casos das privatizações já efetivadas em Alagoas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e as que estão sendo encaminhadas “a toque de caixa”, como Sergipe e Pará.

Sérgio Nobre afirmou que os urbanitários podem contar com o apoio do CUT nas agendas e ressaltou ainda o
“compromisso de fazer uma campanha para que a Eletrobras volte para o controle do governo federal e também uma grande campanha para barrar a privatização do saneamento em todo o país”, afirmou Sérgio Nobre.

O presidente da FNU, Pedro Damásio, enfatizou a importância das entidades estarem unidas em defesa dos direitos dos trabalhadores e, especificamente na pauta urbanitária, que defende também os direitos da população ao saneamento e à energia elétrica com tarifas justas.

Na oportunidade também foi entregue a Sérgio Nobre a  CARTA ABERTA AO PRESIDENTE LULA , elaborada no 2° Encontro Setorial das Federações Urbanitárias (6 a 8 de fevereiro/2024)  e que pontua reivindicações dos trabalhadores urbanitários. Em seu último parágrafo em seu final, registra: “Companheiro Presidente LULA, os signatários dessa carta desejam seu apoio e sua articulação para o atendimento das expectativas dos que lutam ao seu   lado,  nessa  perspectiva,  solicitamos  uma    audiência  para que os urbanitários  possam  reivindicar  a  criação  de  uma secretaria específica para tratar das necessidades dos setores de energia e saneamento”.

Assista: