Na próxima terça-feira, 19, às 7h30, o SINDISAN, em parceria com o mandato do deputado federal João Daniel (PT/SE), realizará um café da manhã, em sua sede, no bairro Getúlio Vargas, para o lançamento da Frente Sergipana em Defesa da DESO Pública, com o objetivo de agregar as forças políticas, movimentos social, sindical e popular e todos aqueles que apoiam a luta contra o projeto de privatização da água e do saneamento básico em Sergipe.

Ainda durante a atividade o presidente do SINDISAN, Silvio Sá, irá expor dados sobre a real situação da Companhia de Saneamento de Sergipe e números que comprovam a inviabilidade econômica da proposta defendida pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) de concessão parcial à iniciativa privada – por longos 35 anos – dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento dos esgotos, no mesmo modelo que foi adotado no estado de Alagoas e que comprovadamente deu errado, com enormes custos para a população alagoana e para o Estado.

De acordo com Silvio Sá, o momento é de união de forças partidárias e suprapartidárias para enfrentar o processo de privatização do maior patrimônio dos sergipanos, a DESO.

“Desde já convidamos todos aqueles que apoiam a luta contra a privatização da nossa DESO para participarem desse evento, porque o momento é de alerta e mobilização. Os exemplos que temos pelo Brasil dos processos de privatização por concessão total ou parcial são danosos e impactantes para a população, especialmente a camada mais pobre. E eu mostrarei, em números, que nos moldes que o governo de Sergipe pretende privatizar a empresa, é economicamente inviável”, aponta o sindicalista.

“Portanto, o momento é de unidade e de buscar o apoio de todos aqueles que defendem a DESO pública e água e o saneamento como direitos da população, não como mercadorias”, afirma o sindicalista.

O deputado federal João Daniel, que tem apoiado de forma contundente o SINDISAN nas lutas contra qualquer proposta de privatização da água e do saneamento, alerta para o risco da proposta de concessão dos serviços da DESO para a iniciativa privada.

“A proposta de concessão da DESO, defendida pelo Governo de Sergipe, vai contra a nossa política de defesa das estatais brasileiras. Sabemos do risco que é entregar empresas públicas ao mercado privado, onde o lucro é mais importante que os bons serviços prestados à população. Diante dessa situação lamentável de possível privatização da DESO, estamos, junto com o SINDISAN, mobilizando para unir forças com a sociedade civil, a classe política, os movimentos sociais e sindicais em defesa da DESO pública”, destaca o parlamentar.

Fonte: Ascom SINDISAN