O governo do Estado e a direção da Cosanpa estão tentando encobrir a tentativa de privatizar a empresa. A estratégia deles é usar um discurso falacioso fundamentado no que eles chamam de concessão. Mas, na realidade, a concessão significa o ato de conceder e neste caso o governo do Estado quer conceder a exploração da água a empresas privadas, ou seja, é privatização sim!
E a história recente do país e, em particular do Pará, mostra que privatização não é solução. Privatização resulta em elevação de tarifa e piora nos serviços, exatamente o que aconteceu com a energia elétrica no Pará, onde temos a tarifa mais cara do Brasil, com aumentos acima da inflação. Em 2022, a tarifa de energia subiu em 15,12% e neste ano, em agosto, subiu em 11,07%, em média.
O Sindicato dos Urbanitários e um conjunto de entidades do movimento social estão com uma campanha nas ruas contra a privatização da Cosanpa e a favor da empresa pública e com tarifa social.
Uma reunião da Frente Contra a Privatização do Saneamento no Pará está marcada para o dia 28/11, às 15h, na sede do Sindicato. Vamos em frente!

Fonte: Ascom Cosanpa