O Conselho das Cidades foi retomado nesta segunda-feira (6/11), após seis anos de inatividade, em cerimônia em Brasília.

Durante a abertura da 6ª Reunião Extraordinária do ConCidades, o ministro das Cidades e, também, presidente do colegiado, Jader Filho, disse que é importante ouvir e discutir, mesmo que as ideias sejam divergentes.

“Nós vamos debater, ouvir, discutir e, juntos, eu tenho a convicção de que vamos encontrar as soluções dos problemas que cada um de vocês e todos nós temos na nossa cidade, seja na área da mobilidade, do saneamento, nas nossas periferias ou na habitação”, disse o ministro.

A FNU esteve presente à solenidade, representada por seu presidente Pedro Damásio, e a secretaria-geral, Iara Nascimento. Atentos, principalmente ao tema do saneamento diretamente ligados aos urbanitários, Pedro Damásio enfatizou a importância do governo e da sociedade voltarem a discutir políticas públicas.

Criado em 2004, no primeiro governo Lula, o ConCidades é um órgão colegiado, com poder consultivo e deliberativo. O objetivo das negociações é o desenvolvimento das cidades de forma sustentável nas áreas de habitação, saneamento ambiental, transporte, mobilidade urbana e planejamento territorial.

Leia também:
Conselho das Cidades é retomado após seis anos de inatividade