O caminho das privatizações da água e energia segue uma linha de lucro acima da vida, com o capital como o maior condutor do processo desses bens naturais, que a humanidade tanto precisa. A água é um bem comum, um direito, é vida. Mas, para o capital, a água é simplesmente algo com enorme potencial de lucro.

Por isso, as empresas do setor elétrico e de saneamento buscam, a toda forma, justificar aumentos abusivos no preço que cobram pelos serviços prestados.

Um grande problema hoje para a população fluminense, que vem sendo denunciado por movimentos sociais e por trabalhadores e trabalhadoras da área do saneamento, se refere às chamadas “áreas irregulares”. Nelas, que são  sobretudo comunidades e periferias que seguem historicamente tendo seus direitos negados, o baixo índice de acessibilidade à água é muito séri, situação agravada após a privatização.

É necessário reunirmos as pessoas e organizações engajadas na luta pela água e pela energia e combatermos todas essas violações de direitos! Na plenaria contaremos com: ministério público, sindicalistas dos setores, movimentos sociais, pesquisadores e os atingidos e atingidas por esses sistemas.

Vamos juntos e juntas debater e encaminhar ações concretas sobre a água e a energia, que são direitos!

Por soberania, distribuição da riqueza e controle popular!

Estarão conosco:

– Suya Quintslr (prof. IPPUR/ UFRJ)

– Guilherme Pimentel (Ouvidoria da Defensoria Pública RJ)

– Danielle Ramos (MAB)

– Olímpio Alves Santos (presidente do Sindicato dos Engenheiros do RJ)

– Cássia Liberatori (Sintergia RJ / POCAE – Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia)

– Clóvis Nascimento (sintergia RJ/ POCAE), Senge, Cedae)

– Ary Girota (Presidente do Sindágua RJ)

Fonte: Assessoria de Comunicação da Deputada Estadual Marina do MST