Os trabalhadores da Eletronuclear reunidos em assembleia na porta da empresa deliberaram por unanimidade pela realização de greve de 48 horas a partir do dia 09 de agosto. Essa foi à resposta dada pela categoria ao descaso da direção da empresa, que desde abril empurra com a barriga a negociação do ACT, já foram realizadas sete reuniões e nada foi decidido. A desculpa esfarrapada é a mesma de sempre, a CGPAR 42.
É inacreditável em um cenário onde o DIEESE aponta que mais de 85,9% das negociações houve ganho real nos salários, a direção da Eletronuclear ofereça apenas 80% do INPC ao reajuste salarial. Essa postura em nada condiz com o novo momento do país, os sindicatos vêm negociando há meses e não percebem a vontade política da direção da empresa para contemplar os trabalhadores no que diz respeito as suas reivindicações.
Nas últimas três semanas surgiu um fato novo, que foi a deliberação de greve por tempo indeterminado dos trabalhadores da Usina de Angra dos Reis, em função da falta de consenso com a empresa em relação ao acordo de parada. Essa situação complexa obrigou a Eletronuclear a convocar uma reunião de emergência com os sindicatos, na oportunidade foi entregue ao diretor de administração uma proposta dos trabalhadores para que a parada não fosse prejudicada. Até agora não houve resposta dos prepostos da empresa a as reivindicações, no caso especifico da base Rio:
b) Ajustar os salários dos Empregados da Base Rio de Janeiro, em caráter imediato, em 6,7%% (seis vírgula sete porcento) sobre os salários de 30 de abril de 2021, tendo como referência o dia 1 de maio de 2021, incidindo o passivo gerado desde então e respectivos reflexos até a data de concordância e aplicação deste acordo que agora está sendo proposto. Lembramos que os índices aplicados refletem o índice de inflação gerado no período em questão;
Os sindicatos entendem que independente da negociação específica de Angra, é preciso haver o bom senso, e que aconteça o desfecho do acordo coletivo de toda categoria. A direção da Eletronuclear marcou para amanhã dia 04 de agosto uma nova reunião com as entidades sindicais. O objetivo é apresentar uma contraproposta, a expectativa é que prevaleça o bom senso por parte da empresa, pois a categoria está mobilizada para fazer uma greve dura a partir do dia 9, como há tempos não acontecia na Eletronuclear.
Fonte: Ascom Sintergia-RJ