Dirigentes de sindicatos urbanitários de vários estados do país também estão presentes no Congresso da Anapar

O presidente da FNU, Pedro Damásio, está participando esta semana de dois eventos, organizados pela Anapar – Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão – e que discutem a previdência complementar dos trabalhadores. A diretora do Sintern, Maria Mendes, também está presente nas atividades. (foto ao lado)

O Encontro Nacional de Dirigentes Eleitos 2023 aconteceu nesta quarta-feira (24/5), no auditório da Contraf CUT, em São Paulo, e o XXIV Congresso Nacional da Anapar, se inicia nesta quinta-feira e se estende até amanhã (sexta, 26/5).

Pedro Damásio explica a importância dos encontros: “são espaços para a formação e conhecimento sobre Previdência Complementar, que dão subsídios aos dirigentes para poder fiscalizar e representar bem os Participantes e Assistidos”.

“Os representantes dos trabalhadores nos Fundos de Pensão, quando eleitos conselheiros, nunca podem esquecer da sua dupla função de gestor de fundo de pensão e de representante dos participantes (trabalhadores) e precisam estar capacitados para exercer com rigor e atenção as funções de gestão e de controle do Fundo”, ressalta Damásio.

Encontro
O Encontro Nacional de Dirigentes Eleitos 2023 foi marcado por palestras com técnicos especialistas. Um dos temas abordados foram os “ataques aos direitos dos trabalhadores do setor elétrico”, em palestra ministrada por Julia Margarida, diretora Regional da Anapar e representante eleita dos participantes no Conselho Deliberativo da Fachesf – Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social.

Entre outros temas de relevância, estavam o “Como as empresas privatizadas tratam o direito dos participantes”, ministrado por Maria Auxiliadora Alves da Silva (Economista, Afubesp); “Planos de saúde de autogestão”; palestra de Caroline Heidner (Diretora de Saúde Suplementar da Anapar); e “O olhar do governo sobre os dirigentes das EFPC – entidades fechadas de previdência complementar”, apresentado por Claudia Ricaldoni (Diretora Eleita de Relações com Participantes da Forluz).

Congresso
Nesta quinta-feira (25/5), o Congresso da Anapar se inicia com a análise de conjuntura sobre “Empregabilidade e Previdência. Segurança para os Trabalhadores e desenvolvimento para o Brasil”, com Bárbara Vallejos Vazques (Coordenadora Educacional na Escola DIEESE de Ciências do Trabalho).

Na sequência, os temas a serem discutidos são:
. A importância da Previdência Complementar para o País;
. O Papel da PREVIC na Fiscalização das EFPC;
. Assédio Institucional/Processual aos Dirigentes das EFPC;
. Adequação do Aparato Normativo para dar maior conforto ao investidor;
. Planos de Saúde de Autogestão: Desafios e soluções;
. A Anapar mostra caminhos possíveis para o crescimento das EFPC.

Urbanitários presentes
Dirigentes de sindicatos urbanitários de vários estados e das Federações regionais – Frune, Furcen e Fruse, também participam do Congresso da Anapar. 

O Congresso tem como objetivo resgatar a organização dos trabalhadores no que tange as questões de Previdência Complementar e Planos de Saúde com o tema “Reconstruindo o futuro”.

Confira as programações:
. Encontro Nacional de Dirigentes Eleitos 2023 
. XXIV Congresso Nacional da Anapar