A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) promoveu, na noite da última terça-feira (16), uma reunião virtual com os trabalhadores que atuam em regime de turno nas estações da Sabesp da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira.

O objetivo dessa medida foi dar conhecimento à categoria sobre o posicionamento da empresa no que diz respeito à escala de turno de 12×36 em substituição à atual escala 6×4 em 8 horas diárias, que foi apresentada pelos representantes da companhia, na tarde da última segunda-feira (15), em São Paulo.

A companhia de saneamento foi representada nesse encontro pela gerente de Departamento de Gestão de RH, Cristina Russo. Ela explicou que a Sabesp propôs a escala 12 x 36 na discussão da campanha salarial deste ano, devido à grande quantidade de ações judiciais movidas contra a Sabesp por parte dos empregados que alegam não têm conseguido fazer o horário de refeição.

O Sintius deixou claro que os trabalhadores de turno da nossa base rejeitam essa proposta apresentada pela empresa e querem manter a escala 6×4, que está assegurada no Acordo Coletivo de Trabalho.

As mudanças na escala de trabalho somente podem ser feitas mediante um ACT, ou seja, elas precisam ser aprovadas em assembleia pelos trabalhadores. Portanto, uma mudança arbitrária nesse regime sem o aval da categoria é considerada uma prática ilegal.

A próxima rodada de negociação para discutir esse tema será realizada no dia 13 de junho.

Fonte: Ascom Sintius