A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) participou, na manhã da terça-feira, dia 9, de uma audiência pública para discutir a privatização da Sabesp e os seus efeitos para a cidade de São Paulo, na Câmara Municipal.

A atividade foi uma iniciativa da Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo paulista e foi presidida pelo vereador Jair Tatto (PT). A Sabesp, o governo paulista e a Prefeitura não encaminharam representantes para o encontro.

O Sintius, representado pelo presidente Jair Álvaro da Silva, foi uma das entidades com direito a fala durante o evento. Uma das indagações da nossa entidade é o porquê o Governo do Estado quer privatizar a terceira maior empresa do mundo da área de saneamento e uma companhia que mantém lucros bilionários, inclusive repassando recursos para o Tesouro.

Na avalição do Sindicato, a empresa possui o melhor e mais competente corpo técnico desse setor no País e a obsessão de repassá-la integralmente para a iniciativa privada reforça que o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) não tem compromisso com a população paulista.

“Nós, urbanitários, entramos na luta para valer. Estamos nos organizando para resistir contra a privatização. Vamos para o enfrentamento. Desanimar, jamais. O discurso de baratear as tarifas é uma falácia. Querem enganar o povo e ludibriar os prefeitos com essa conversa fiada”, ressaltou Jair.

O Sintius está em tratativas com os representantes do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e do Litoral (Codivar) para participar de uma reunião com os chefes de Executivo dessas cidades. A intenção é mostrar, com argumentos sólidos, que a privatização trará efeitos negativos à população, como a precarização do serviço e o aumento das tarifas.

Fonte: Ascom Sintius