Foi realizado nesta sexta-feira, dia 28 de abril, no auditório da FNU, no Rio de Janeiro, o seminário: “As privatizações no Contexto da austeridade e financeirização”. O evento contou a participação do presidente da Federação, Pedro Damásio, e o Secretário de Comunicação, Lucas Tonaco. O evento foi no formato hídrico (presencial e com transmissão pelo YouTube e Facebook).

As discussões do seminário tiveram como referência o documento produzido pelo economista, membro do Instituto Ilumina, doutorando pela UFF e assessor econômico do CNE, Gustavo Teixeira,   e o economista do DIEESE e Doutorando pela UFF, Fernando Amorim, nesse amplo estudo (em anexo no final desta página) é colocada em discussão as privatizações e os desafios dos serviços públicos no Brasil.

O evento contou com a participação e a fala dos deputados federais Reimont (PT-RJ) e Tarcísio Motta (Psol-RJ), além de representantes do MAB, SENGE, Rebrip, ISP, Latinidadd e Instituto Equit, sendo estes também organizadores do Seminário.

O presidente da FNU, Pedro Damásio, reafirmou a importância da defesa dos serviços públicos.“ Precisamos fazer a disputa nesse governo. E para isso temos que poder de organização e pressão para lutar pela reestatização da Eletrobras, bem como, impedir que as empresas de saneamento sejam privatizadas. Os exemplos da venda dos serviços públicos mostram o quanto é danoso para a população, em especial a mais pobre”, disse.

Gustavo Teixeira está claro que o processo de financeirização das empresas públicas atende somente os interesses do mercado. “ Durante a pandemia no país, diferente do que aconteceu em outras nações, as empresas privatizadas distribuíram fartos dividendos aos seus acionistas. Além disso, no setor elétrico, por exemplo, não se tem transparência de nada, não se tem uma base de dados que se possa consultar, falta transparência”, alertou.

Os eletricitários presente, assim como, os dirigentes dos sindicatos no setor de saneamento, refirmaram a importância da continuidade das lutas e mobilizações para enfrentar o poderio econômico, que insiste em tomar para si nossas empresas estratégicas.  A FNU e demais entidades se comprometeram a dar continuidade a esse projeto de defesa da soberania brasileira.

Confira o estudo:
Doc.8 Privatização dos Serviços Públicos_PDF

 

Assista:
 YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=JzXeY5QR4Qk

Ou pelo Facebook:
https://www.facebook.com/FNUCUT/videos/6563964430295108/?mibextid=RUbZ1f