Como está a proposta de reforma sindical que será apresentada ao governo Lula? As centrais sindicais discutem no país uma proposta de reforma sindical que será apresentada ao setor empresarial e ao governo Lula. A direção das entidades trabalha na construção de uma minuta que deverá ser encaminhada para consulta junto aos sindicatos. Somente depois da revisão coletiva dessa primeira redação, o documento será enviado ao setor empresarial e ao governo.

Estão em debate normas como o fortalecimento dos sindicatos, que, na visão das centrais, devem ter regras cada vez mais democráticas em seus respectivos estatutos; e um sistema de autorregulação. “É um conjunto de diretrizes que deverão ser formalmente apresentadas”, segundo o coordenador do Fórum das Centrais Sindicais, Clemente Ganz Lúcio.

O debate envolve a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Nova Central, Intersindical Central da Classe Trabalhadora, CSP Conlutas, Intersindical Instrumento de Luta e Pública – Central do Servidor.

A ideia é que a versão final do documento se torne um projeto de lei a ser discutido no Congresso Nacional.

Para falar sobre o tema, o próprio coordenador do Fórum das Centrais Sindicais, Clemente Ganz Lúcio, é o convidado desta quinta-feira no Soberania em Debate.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano e Facebook: (www.facebook.com/SOSBrasilSoberano). E estará aberta a perguntas pelo chat.

Debatedor:

Clemente Ganz Lúcio – Sociólogo, consultor e coordenador do Fórum das Centrais Sindicais. Foi Diretor Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE no período de 2004 a 2020. E membro do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) de 2004 a 2018.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

Lidia Pena
Assessoria de Imprensa – (21) 98899-9919