No último dia 10 de novembro, o Sindicato dos Urbanitários do Amapá – Stiu-AP – realizou seu 2º Congresso, em formato presencial e online, sob o tema “Desafios e Estratégias para Reestruturar a Categoria Urbanitária no Cenário de Privatização e Concessão Pública, nos Setores de Água e Energia”.

O presidente do Stiu-AP, Jedilson Santa Barbara de Oliveira, destacou a importância das mesas de debates que conseguiram apresentar um panorama da situação atual do ramo e apontar caminhos na luta contra as privatizações, que provocam a precarização do trabalho dos urbanitários e dos serviços prestados pela categoria.

Um dos destaques na programação foi a mesa de Conjuntura Política Nacional e Estadual, que contou com a presença de companheiros do SINDISAN-SE, CUT Nacional, FNU, CNU, CNE/SINDINORTE. A mesa sobre saneamento aprofundou o debate sobre o novo Marco Legal do Saneamento e a mesa do setor elétrico discutiu também a reestatização da Eletrobras.

O Congresso promoveu, ainda, reforma do Estatuto do Stiu-AP e formulação de Plano de Luta.

A FNU esteve representada por sua primeira-secretária geral, Iara da Costa Nascimento, que também é diretora do Sindisan-SE.