O Sindae esteve reunido na quarta-feira (09/11) com os diretores da Embasa José Ubiratan Cardoso Matos (DI), Carlos Ramirez Brandão (DM), César Ramos (DT) e Flávio Lordello (DG) para apresentar à empresa cobranças da categoria sobre transporte, fardamento, plano odontológico e Promoção por Mérito.

Como já denunciado em várias matérias públicas no site e redes sociais do Sindae, os (as) trabalhadores (as) da Embasa têm reclamado muito sobre a deficiência no fornecimento adequado do transporte. Além de reiterar as queixas da categoria e cobrar soluções, o sindicato apresentou um parecer jurídico à empresa sobre a possibilidade de pagamento dos vales transportes em dinheiro para os (as) trabalhadores (as) que assim quiserem receber. Essa opção ficaria disponível especialmente nos casos em que os horários do transporte público regular sejam incompatíveis com os horários de trabalho e nos casos de dificuldade de pagamento por falta de documentação da prestadora de serviço de transporte. Contudo, esta alternativa de pagamento pecuniário não desobriga a Embasa de garantir o transporte aos (às) seus (suas) empregados (as) conforme acordo coletivo de trabalho.

O sindicato também cobrou o fornecimento do transporte aos trabalhadores dos últimos concursos públicos, cujo benefício tem sido negado pela empresa a partir de uma tese jurídica que tem sido derrubada com frequência nos tribunais pelos advogados do sindicato. A esse respeito, o Sindae continua convocando os associados a ingressar com ações judiciais pra resguardar esse direito sonegado pela diretoria da empresa.

O sindicato também cobrou a reversão da mudança ocorrida essa semana no transporte dos trabalhadores da RMS meramente para redução de custos. Essa alteração, feita de maneira desrespeitosa e sem consulta aos trabalhadores, tem ocasionado um grande aumento no tempo da viagem nos roteiros e atrasos na chegada do pessoal nas unidades, em especial de Candeias e Camaçari. É algo inadmissível numa empresa do porte da Embasa tal “barbeiragem” na gestão de infraestrutura logística de trabalho.

Em relação à falta de fardamentos, a Embasa se resumiu a informar que já está tomando providências para solucionar o problema através da compra do material. Cabe salientar que, nesse item, o sindicato protocolou na Embasa uma notificação por escrito em relação ao descumprimento do acordo coletivo e de cláusula do TAC com o MPT, em relação ao fornecimento de uniformes de maneira adequada tanto em quantidade quanto na sua periodicidade. Além de descumprimento a norma básica de saúde e segurança do trabalho, a Embasa expõe trabalhadores (as) a uma situação de humilhação pública, ao ter que trabalhar muitas vezes com fardamentos rasgados ou botas quase sem solado (tal qual um veículo com pneus carecas), um verdadeiro vexame para a imagem da empresa, mas cuja diretoria parece não se importar muito do alto suas salas com ar condicionado, pois estão muito longe da realidade do (a) trabalhador (a) de campo que faz os serviços da Embasa acontecerem, mesmo normalmente não tendo seu “mérito” reconhecido.

Com relação ao novo Plano Odontológico Unimed, recém implantado, a Embasa se comprometeu a buscar junto à operadora resolver as pendências que forem apresentadas. O Sindae também cobrou garantia de uma ampla rede de cobertura, tanto na capital quanto no interior do estado, da nova Operadora de Assistência Médica, a Central Nacional Unimed – CNU, que começa a prestar o serviço na segunda quinzena do mês de dezembro deste ano.

Por fim, após cobrança do sindicato, a empresa comunicou na reunião que a implantação da Promoção por Mérito será no mês de dezembro próximo. Informou ainda que a nota de corte será apresentada após análise dos últimos recursos de revisão de notas aplicadas aos (às) trabalhadores (as) e estas análises acontecem até o fim deste mês de novembro. Já a definição do montante de recursos disponibilizados para pagamento das promoções se dará no mês de dezembro, o que terá influência decisiva na definição na média de corte e na quantidade de trabalhadores que serão contemplados com a progressão na carreira.

Fonte: Ascom Sindae-BA