O SINDÁGUA oficializou à direção da Copasa a decisão da ampla maioria das assembleias presenciais realizadas em todo o Estado, inclusive através de votação online, pela rejeição da proposta apresentada pela empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho 2022.

No ofício entregue à Copasa afirmamos que na proposta da empresa “houve avanços significativos” na manutenção dos direitos e benefícios dos acordos coletivos vigentes, aplicação das reposições das perdas de 2022/2023 pelo INPC e constituição de comissões paritárias para revisão de jornadas de trabalho e da Participação nos Lucros (PL), assegurando o pagamento em 2023 sobre o exercício de 2022 pelo modelo vigente de contemplar a PL Linear. Igualmente prevê-se comissões para revisão de pagamento da GDV e possibilidade de concessão de vale combustível como alternativa ao vale transporte.

Reforçamos, no entanto, as reivindicações de reposição da perda de 0,86%, acrescendo este percentual no INPC acumulado em 12 meses até 31 de outubro. Destacamos, principalmente, a necessidade de melhoria do texto da cláusula de “garantia de emprego”, pois a terminologia usada pela proposta rejeitada se referia à possibilidade de demissões por “justos motivos empresariais”, que daria “cheque em branco”, por exemplo, para desligamentos de trabalhadores em localidades que perderem concessões ou até mesmo em políticas de terceirizações.

Outro ponto que destacamos como altamente prejudicial e injusto, foi a empresa colocar na última proposta a possibilidade de cobrar dos trabalhadores horas negativas do “Banco de Horas” que não forem compensadas em um prazo de 12 meses, lembrando que existe um acordo coletivo extraordinário entre o SINDÁGUA e a Copasa para que o período de afastamento fosse implementado como proteção contra a progressão da Covid dentro da empresa.

O Sindicato declarou sua plena disposição para o estabelecimento de novas negociações para que através do diálogo sejam reparados estes pontos, permitindo que a categoria venha a ser novamente convocada para o entendimento e aprovação do acordo coletivo de trabalho.

A empresa se comprometeu a apresentar nova proposta ao Sindicato nesta terça-feira,11 de outubro

Fonte: Ascom Sindágua-MG