A água é essencial para as pessoas e para o planeta, e é fundamental para os processos da vida. Na América do Sul, como em todo o mundo, existem inúmeros conflitos hídricos, relacionados à escassez (quantidade e qualidade), enchentes, acesso à água potável, entre outros. Esses conflitos socioambientais, que envolvem atores sociais, políticos e econômicos, são consequência de múltiplos fatores, incluindo aqueles relacionados a interesses econômicos e políticos, desigualdades sociais, clima, uso da terra e gestão da água.

Os conflitos hídricos na América do Sul tendem a ser mais frequentes à medida que se acentuam algumas tendências, como a produção de commodities e a privatização dos serviços de água e saneamento. Com o tema Conflitos socioambientais relacionados à água na América do Sul: tensões em torno ao acesso, ao uso e à gestão, essa sessão dentro da Cúpula da Ciência da Assembleia da ONU se concentrará nos conflitos hídricos existentes em cinco países da América do Sul, analisar suas consequências na gestão da água (pública e/ou privada) e no acesso à água de grupos vulneráveis ​​e outros grupos sociais.

Além de apresentações de pesquisas de ponta, os palestrantes se envolverão em um rico diálogo para discutir as implicações e potenciais contribuições de suas descobertas.

Confira a programação completa da sessão.

Organizadoras:

Micaela Trimble e Natalia Dias Tadeu

Data: 28 de setembro de 2022

Hora: 11h00 – 12h30 (GMT-3)

 

PROGRAMAÇÃO

11:00 – 11:10. Abertura

11:10 – 12:00. Apresentações pelos/as expositores/as

  • Paúl Cisneros (Instituto de Altos Estudios Nacionales, Equador)

“Narrativas políticas para uma implementação intersetorial efetiva de políticas públicas. O caso da água e a mineração em Fierro Urco, Equador”

  • María Teresa Oré (Pontificia Universidad Católica del Perú, Perú)

“Governança de águas subterrâneas e conflitos socioambientais no Perú”

  • Anahí Ocampo-Melgar (Universidad de Chile, Chile)

“Desafios entre ciência e política para lidar com conflitos hídricos complexos: o processo do Lago Aculeo, no Chile”

  • Ana Lucia Britto (ONDAS e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil)

“Novas tendências na privatização dos serviços de água no Brasil: conflitos sobre o direito à água e ao ODS6”

  • Natalia Dias Tadeu (Universidad de la República, Uruguai), Micaela Trimble (SARAS, Uruguay), Marila Lázaro (UDELAR, Uruguay)

“Controverso projeto hidráulico na costa de Uruguai: conflito em torno da privatização e à falta de participação social”

12:00 – 12:20. Debate entre os/as expositores/as

12.20 – 12.30. Perguntas do público e encerramento

Para participar é necessário fazer inscrição em:  https://ssunga77.sched.com/tickets

Mais informações em: https://ssunga77.sched.com/event/14WE6/ref-28246-socioenvironmental-conflicts-related-to-water-in-south-america-tensions-around-access-use

Com informações do Observatório ONDAS