Os delegados e delegadas que participarão do 9º CONTSEMG foram eleitos em assembleias presenciais de base realizadas nos distritos e locais de trabalho, além de encontros regionais preparatórios. O processo terminou nesta sexta-feira (26 de agosto), com inscrições on-line para localidades onde não houve assembleias para definição de delegados.

O 9º Congresso dos Trabalhadores em Saneamento do Estado de Minas Gerais será realizado nos dias 8, 9 e 10 de setembro, no Sesc-Venda Nova, com extensa pauta de discussão, com o objetivo de fortalecer a organização e mobilização da categoria em defesa dos empregos, salários e direitos. O Congresso vai discutir questões centrais para os próximos anos, como posição e atuação do SINDÁGUA, condições de trabalho na Copasa e Copanor, saneamento e meio ambiente, privatizações, e uso e preservação da água, dentre outros temas.

Com o tema “Em Defesa do Saneamento, Meio Ambiente e Direitos Trabalhistas”, será um momento importante de debates e articulação da categoria. É neste grande encontro que discutimos e deliberamos sobre a organização de nossas lutas, aprovamos princípios e regras gerais para o funcionamento do Sindicato e definimos mecanismos para fortalecer a luta da classe trabalhadora.

O CONTSEMG ganha ainda mais relevo diante da situação desastrosa imposta aos brasileiros nos últimos anos, sobretudo à classe trabalhadora, e também por acontecer às vésperas da mobilização pelo Acordo Coletivo de Trabalho de 2022, na Copasa e na Copanor. A participação da categoria no Congresso, através de seus representantes eleitos, será essencial ao debate para que possamos traçar os rumos das lutas específicas e gerais dos trabalhadores do saneamento.

O processo de eleição dos representantes dos trabalhadores no CONTSEMG contou com três importantes encontros regionais, em Salinas, Montes Claros e Vale do Aço, fundamentais para esclarecer dúvidas e orientar os trabalhadores para os desafios que teremos pela frente. Outro ponto debatido foi a eleição de 2022 e a necessidade de elegermos representantes comprometidos com as lutas dos trabalhadores e os direitos dos trabalhistas e sociais.

Fonte: Ascom Sindágua-MG