O resultado positivo deste acordo é fruto de muitas reuniões e negociações que se iniciaram ainda em Abril deste ano, nas assembleias regionais, onde tivemos a oportunidade de ouvir cada trabalhadora e trabalhador desta empresa em cada canto deste Estado, nestas reuniões regionais, construímos uma proposta com sugestões das companheiras e companheiros que democraticamente eram aprovadas pela maioria de cada setor através do voto. No final fizemos uma reunião na capital para apresentar as sugestões colhidas no interior e juntarmos as sugestões de pauta do pessoal de Goiânia.
De posse deste documento, construído democraticamente pela categoria, encaminhamos ao conhecimento da direção nacional da Enel para que se desse início as negociações.
Depois das reuniões virtuais recebemos uma contra proposta, convocamos uma nova assembleia, e a categoria entendendo a grandeza deste momento e a necessidade de estarmos juntos e mobilizados na defesa de nossos interesses compareceu para apreciar e avaliar o documento.
Após ampla discussão a proposta da Enel foi parcialmente aprovada restando apenas três pontos de pauta a serem discutidos e esclarecidos (Plano de Saúde, Grupo de trabalhos e reposição salarial). Comunicamos a empresa e solicitamos uma nova reunião para discutirmos esses três pontos de pauta e após uma reunião, virtual com a empresa, sem avanços nas negociações marcamos uma reunião presencial com a direção nacional e estadual da Enel na sede do STIUEG em Goiânia, reunião que foi muito positiva e que resultou na última contra proposta da empresa ao conjunto de trabalhadores da Enel.
De posse do documento, no dia 11/08/2022 realizamos a assembleia, onde foi lido os pontos de pauta que ficaram pendentes, a categoria aplaudiu e aprovou com ampla maioria a nova contraproposta da empresa que terá validade de dois anos. Após a assinatura do ACT, a empresa tem 30 dias pra iniciar com o grupo de trabalho as tratativas de pontos de pauta importantes que estava contidos no documento, que criamos com as sugestões da categoria de todo estado, e que não entraram no ACT, serão 90 dias de discussões para que possamos garantir ainda mais nossos direitos.
A união e mobilização desta categoria foi fator decisivo para o sucesso de nossas negociações. Mantenham se todos sempre atentos e mobilizados para o chamado do sindicato. #JUNTOS
Fonte: Ascom Stiueg