Na manhã da quarta-feira (20/07) foi realizada a cerimônia que deu posse ao companheiro Renavan Sobrinho como o novo conselheiro representante dos (das) trabalhadores (as) no Conselho de Administração da Embasa – CONSAD.

A posse ocorreu no gabinete da presidência da empresa no CAB (Centro Administrativo da Bahia), na Assembleia Geral de Acionistas da Embasa. Na ocasião, o presidente da Embasa Rogério Cedraz deu boas-vindas ao novo conselheiro e destacou a importância da representação dos (das) trabalhadores (as) no CONSAD para dar maior transparência aos atos da empresa.

Esse cargo de representante dos (das) trabalhadores (as) no Conselho de Administração é de fundamental importância para a luta contra a privatização da Embasa e pela universalização do saneamento no estado da Bahia. Sem a existência de uma empresa totalmente pública e forte não será possível garantir abastecimento de água e esgotamento sanitário para todos (as), principalmente se tratando de um estado com uma população pobre e com 70% do seu território no semiárido, o que inviabiliza qualquer projeto de infraestrutura hídrica sem que haja subsídio público.

Empossado, a partir de agora Renavan terá um grande desafio na defesa do fortalecimento da Embasa enquanto empresa pública, dando seguimento ao excelente trabalho desempenhado por Abelardo de Oliveira Filho, que deixa o CONSAD após 4 anos de atuação. Nesse período, Abelardo, que foi o primeiro representante eleito pela categoria, teve um papel decisivo no enfrentamento às tentativas de destruição da Embasa, seja através da entrega das ações da empresa à Bahiainvest (fundo de investimentos do estado da Bahia), da abertura de capital ou ainda da implementação de Parceria Público-Privada em Feira de Santana.

Renavan Andrade Sobrinho é Engenheiro Civil/Sanitarista e Ambiental pela UFBA, com Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento e pós-graduações em Gestão Empresarial pela FGV e Engenharia de Segurança do Trabalho pela FTC. É empregado da Embasa há 24 anos, onde ocupou diversos cargos de gestão no interior do estado e também na capital. Renavan também é professor concursado da UFBA na área de engenharia sanitária e ambiental e sócio fundador do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS), importante entidade de luta contra a privatização da água. Ele é também é representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Seção Bahia), entre outras diversas representações ambientais no Estado.