Presidente Lula,
Diante de tantas atrocidades cometidas pelo atual governo federal, é para nós um sopro de esperança seu retorno à Presidência da República do no Brasil.
Nós, entidades ligadas ao setor dos Urbanitários, queremos interceder ao nosso futuro presidente, que garanta ao povo brasileiro duas questões emergenciais, que consideramos fundamentais para a garantia da soberania nacional e a democratização desses serviços para toda a população.
Primeiramente pedimos seu empenho para a reestatização da ELETROBRAS, empresa histórica para o desenvolvimento nacional, regional, local e fronteiriço, com os melhores indicadores de robustez do setor elétrico, usinas amortizadas, capilaridade em todo território nacional, tarifas mais baixas para as famílias rurais e urbanas brasileiras, espinha dorsal da infraestrutura elétrica nacional, corpo técnico qualificado, mas que, infelizmente, o governo Bolsonaro entregou ao capital privado a preço de banana.
É imperioso a reestatização desta estratégica empresa brasileira, para a manutenção da soberania do nosso país, bem como para a garantia da universalização dos serviços de energia elétrica para toda a população.
Também pedimos vosso empenho em relação ao CANAL DO SERTÃO, obra de fundamental importância para o desenvolvimento do nordeste, em especial para os pequenos agricultores, no sentido de sua manutenção como serviço público, garantindo sua vocação de assistência aos mais pobres do nordeste brasileiro.
É fundamental a garantia de que este serviço se manterá sob o controle público, ofertando políticas públicas por parte dos governos estadual e federal, para que ele possa ser objeto de oportunidade para os moradores locais, garantindo o desenvolvimento da região e a melhoria da qualidade de vida daquela população.
Os recursos públicos precisam ser direcionados para a GESTÃO PÚBLICA desse imperioso serviço, através das empresas estaduais de saneamento, como a CASAL no caso de Alagoas, garantindo que o líquido preciso que é a água, direito humano fundamental, chegue realmente a quem mais precisa.
Certos da sua missão em prol dos mais necessitados, na certeza de que seremos ouvidos e do vosso empenho nesta missão, desde já agradecemos.

SINDICATO DOS URBANITÁRIOS DE ALAGOAS – STIUEA
FEDERAÇÃO DOS URBANITÁRIOS DO NORDESTE – FRUNE
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS URBANITÁRIOS – CNU
COLETIVO NACIONAL DOS ELETRICITÁRIOS – CNE