A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) iniciou, no final de maio, as reuniões setoriais com os companheiros da Sabesp na Baixada Santista e no Vale do Ribeira para tratar dos desfechos da campanha salarial e das ações em andamento contra a privatização da empresa.

O resultado conquistado no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) foi positivo diante de alguns avanços nas cláusulas sociais, como a complementação salarial para os empregados que estão no chamado “limbo previdenciário” e a ampliação do auxílio-creche integral.

Do ponto de vista econômico, a reposição da inflação representa uma importante conquista, já que, em 2021, 47% das categorias no Brasil tiveram um reajuste inferior à inflação acumulada, segundo dados do Dieese.

Em relação à luta contra ao futuro da estatal, o Sindicato participará nesta terça-feira, dia 31, às 18h, da instalação da Frente Parlamentar contra a Privatização da Sabesp, na Assembleia Legislativa. O grupo será presidido pelo deputado estadual Emídio de Souza (PT).

Durante esse diálogo com os trabalhadores, a Diretoria tem abordado a situação dos companheiros desligados da Cecres e anunciou que deverá ingressar na Justiça para defender o interesse desse grupo.

Além disso, o Sindicato tem conversado com a categoria para falar das cobranças feitas para melhorias no plano de saúde da Vivest.

Fonte: Ascom Sintius