No dia 10/05/2022 (terça-feira), a partir 10h30, aconteceu a primeira rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2024 entre representantes do SINTEPI nas pessoas do presidente, Francisco Marques e dos diretores Pedro Pereira, Paulo Sampaio e Flor de Maria e dos representantes da EMGERPI/COHAB-PI. Inicialmente o presidente da empresa, Décio Solano, acompanhado de sua assessoria jurídica, na pessoa da advogada Morgana e da gerente de Recursos Humanos, Silvana; informou que o reajuste do INPC (2,46%) de 2020 já foi implantado. Quanto ao reajuste do INPC (7,59%) pendente de 2021, a EMGERPI fez a solicitação da implantação junto a SEADPREV, visando regularizar a situação. Ainda informou que a pedido da atual governadora do Estado, Regina Sousa, está fazendo levantamento do impacto financeiro na folha, que será encaminhado para os órgãos de governança.

Por outro lado, fizemos um resumo de nossas relações de trabalho quanto às negociações dos ACT´s, esclarecendo que temos dois dissídios coletivos de trabalho em andamento em função da EMGERPI, em 2018, tentar a unificação dos acordos coletivos de trabalho de todas as empresas absolvidas pela mesma, mas que foi negado pela Justiça do Trabalho. Então, colocamos que não tem mais sentido a empresa não fechar os acordos individuais com cada empresa incorporada, considerando suas particulares. Falamos também da importância do reajuste dos Salários e do Ticket Alimentação pelo índice inflacionário, no caso o INPC apurado nos últimos doze meses, lembrando que nossa data base é maio de cada ano. Também esclarecemos os ajustes que fizemos na Cláusula das Horas Extras em relação às compensações de sábados, domingos e feriados, destacamos o cumprimento da legislação trabalhista vigente.

No final os representantes da empresa pediram mais um tempo para avaliar melhor nossa pauta de reivindicação, sendo que ficou marcada a próxima reunião de negociação para o dia 19 de maio.

Fonte: Ascom Sintepi