Terminou novamente em impasse a reunião realizada nesta segunda-feira (02/05) entre a Embasa e sindicato para discutir do acordo de PPR 2021. Prevaleceu mais uma vez a intransigência da diretoria da Embasa, que novamente se colocou inflexível às mudanças.

Com o objetivo de avançar na negociação, o sindicato havia reduzido a sua proposta de 50% para 30% para o pagamento da parcela linear do PPR, aguardando, assim, que a empresa evoluísse e apresentasse uma contraproposta, o que não ocorreu. A Embasa manteve tanto a proposta de pagamento parcelado do PPR (maio e junho) quanto a manutenção do pagamento da parte linear do PPR, atualmente em 15%.

É bom lembrar que na última reunião com empresa para tratar deste tema (20/04), ocasião em que foi apresentado o relatório final da comissão do PPR, o Sindae aproveitou para incorporar ao relatório da comissão o levantamento feito pelo sindicato que mostra que a Embasa está totalmente defasada em relação ao que é praticado nas maiores companhias de saneamento do país na distribuição do PPR. Não é demais recordar que o cumprimento das metas e resultados do PPR ocorre fruto de um esforço coletivo, sendo que a resistência da Embasa em se avançar na distribuição linear do PPR é incompreensível e, inclusive, incompatível em relação à prática do mercado.

Para provar isso, foram destacados alguns exemplos do que é praticado Brasil afora a título de pagamento do PPR linear: Compesa (PE) 50% linear, Copasa (MG) 100% linear, Caern (RN) 33%, Caesb (DF) 100% linear, Sabesp (SP) 30% linear e Sanepar (PR) 100%. Mostrou-se também o exemplo da Coelba (BA) que é 50% linear, em que pese se tratar de outro segmento empresarial, mas que serve de referência dentro do estado da Bahia.

No final da reunião, a comissão de negociação da Embasa, que conta com a presença do Diretor de Gestão Corporativa – DG, Flávio Lordello, ficou de reencaminhar a proposta do sindicato à Direx, uma vez que o Sindae deixou claro que só se avançará em um acordo se a empresa evoluir no pagamento da parcela linear.

Fonte: Ascom Sindae-BA