Nesta quinta-feira, 21, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado do Pará (Stiupa) completa 60 anos de fundação. Em 1962, quando foi fundada, a entidade sindical representava os trabalhadores da Celpa e se chamava Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Termelétricas de Belém. Vinte anos depois, o Sindicato passou a representar também os trabalhadores e trabalhadoras da Cosanpa e Eletronorte, passando a ser o Sindicato dos Urbanitários do Pará.
Atualmente, o Sindicato também tem a representatividade dos empregados da Norte Energia, Empresa Paraense de Transmissão de Energia Belo Monte Transmissora de Energia e State Gride Brazil. Em 1982, o Sindicato inaugurou sua primeira sede, na avenida Alcindo Cacela, em 1993, o Sindicato mudou-se para o Umarizal, na travessa Dom Romualdo de Seixas, e em 2007, para a atual sede, na avenida Duque de Caxias, no Marco. O Sindicato também estruturou e possui sedes em Tucuruí, Marabá, Altamira, Santarém e em Conceição do Araguaia.
Em 2021, o companheiro Pedro Blois foi eleito presidente do Stiupa para o mandato de três anos, à frente do coletivo A luta continua. O Sindicato está em seu 11º presidente. Anualmente, a entidade sindical negocia cinco acordos coletivos de trabalho, em diferentes datas-bases.
O ano de 1988 foi um divisor de águas na história dos Urbanitários do Pará. Naquele ano, um grupo de oposição sindical chamado Reação conquistou o Sindicato e inaugurou uma nova fase comprometida com o novo sindicalismo, com a efetiva defesa e avanço nos direitos dos trabalhadores e compromisso com a cidadania e conquistas sociais, rompendo com o sindicalismo arcaico que era atrelado a governos.

Confira mais sobre a atuação do Sindicato dos Urbanitários do Pará em suas redes sócias: Instagram: sindicato_urbanitarios_pa – Twitter: @Urbanitarios_Pa – Facebook: /sindicato.dosurbanitariosdopara – Site: www.urbanitarios-pa.org.br.

Fonte: Eliete Ramos – Jornalista Stiupa