Nesta (quarta, 17/11), na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados realizou a cerimônia de entrega do Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação.

Na categoria Entidade e Personalidade na área de saneamento, os escolhidos foram, respectivamente: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Rio  Grande do Sul – Sindíágua-RS – e Edson Aparecido da Silva, assessor de saneamento da FNU e secretário-executivo do ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento.

Pedro Blois, presidente da FNU, parabeniza os agraciados como o prêmio, destacando o trabalho de ambos na defesa do saneamento público e contra a privatização do setor. O trabalho de Edson foi fundamental, nos últimos anos, na articulação junto a Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, debatendo e propondo emendas à Lei 14.026/2020, que alterou o Marco Legal do Saneamento, com vistas à defesa do direito universal do saneamento a toda população brasileira”.

Assista a premiação completa (a partir dos 35 minutos iniciou-se a fala de Edson Aparecido da Silva, e de 1h14minutos a fala de Arilson Wunsch, presidente do Sindiágua-RS):

Nossos parabéns aos agraciados!
Foi o reconhecimento pela luta pelo saneamento público, universal e de qualidade!

TODOS OS AGRACIADOS NESTE ANO DE 2021 FORAM:

I – Categoria Personalidades

Saneamento – Edson Aparecido da Silva: mestre em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC; assessor de saneamento da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) há mais de 10 anos; um dos fundadores e atual secretário-executivo do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas); foi coordenador-geral do Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama), realizado em Brasília, em 2018, e coordenador da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental (FNSA). Especialista em saneamento, com histórico de mais de 30 anos em defesa do saneamento público, universal e de qualidade para todos os brasileiros.

Mobilidade – Mirella Prosdócimo: engajada na defesa dos direitos da pessoa com deficiência. É cadeirante e tira proveito das experiências em benefício da coletividade. Em 2013, assumiu a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência de Curitiba (SEPcD), onde propôs e coordenou a elaboração do Plano Municipal de Acessibilidade e de inclusão para a Pessoa com Deficiência.

Habitação – Jorge Fontes Hereda (in memoriam): arquiteto graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trabalhou na urbanização da Favela de Alagados, foi presidente da Cohab e secretário de Serviços e Obras do estado de São Paulo. Ocupou o cargo de secretário Nacional de Habitação no Ministério das Cidades, presidiu a Caixa Econômica Federal nos governos dos presidentes Lula e Dilma Rousseff, e reestruturou programas como o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família.

II – Categoria Entidades ou Pessoas Jurídicas

Saneamento – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Rio Grande do Sul (Sindagua-RS): destaca-se nos direitos da população à água e ao saneamento de qualidade.

Mobilidade – Instituto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos: organização não-governamental que promove cursos de capacitação desde 2009, abordando temas como a mobilidade urbana sustentável, com foco na promoção do transporte público de qualidade.

Habitação – Movimento de Mulheres por Moradia Orquídea: organização sem fins lucrativos de Manaus (AM), que encampou a luta pelo direito à moradia digna e pela igualdade nas relações de gênero.

LEIA TAMBÉM:
Prêmio Lúcio Costa: Sindiágua-RS e Edson Aparecido da Silva são os agraciados na edição 2021