Devido à pressão da greve dos trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte no Pará, Amapá, Amazonas, Acre, Maranhão e Roraima, a direção da Eletronorte chamou as direções das entidades sindicais desses seis estados para reunião de negociação dos pontos que vinham sendo descumpridos pela empresa e por isso fundamentam a greve  iniciada nesta segunda-feira, 18 de outubro.
Em contato com os sindicatos, os interlocutores da Eletronorte apontaram que a empresa cumprirá o acordo coletivo no que se refere ao reajuste salarial de 6,76% (IPCA de maio de 2020 a abril de 2021), retroativamente ao mês de maio, quando transcorre a data-base dos empregados e empregadas da Eletronorte.
Por conta do reajuste salarial e devido à reabertura do diálogo, os trabalhadores e trabalhadoras decidiram suspender a greve, mas manter o estado de greve, ou seja, a categoria pode voltar à greve por tempo indeterminado a qualquer momento
REUNIÃO
Os outros pontos, tais como participação nos lucros, diárias, melhoria nas condições de trabalho, complemento no auxílio-doença e fornecimento de equipamento individual de segurança, são objeto de discussão na tarde da segunda-feira, 18, em reunião por videoconferência entre os sindicatos dos Urbanitários dos seis estados e a direção da Eletronorte.
Dependendo do resultado da reunião, a categoria poderá retomar a greve por tempo indeterminado.
Importante dizer que a direção da Eletronorte vinha descumprindo o acordo coletivo firmado na data-base 2021.
O Sindicato dos Urbanitários irá marcar assembleias com os trabalhadores/as para avaliar o resultado da reunião e decidir os rumos desse movimento grevista. Fique atento!