O governo do estado de São Paulo quer implantar 50 usinas de geração distribuída solar no estado até o final da atual gestão, que termina no final de 2022. A ideia é aproveitar imóveis e terrenos ociosos. A informação foi confirmada pela Agência CanalEnergia com exclusividade durante a inauguração do Complexo Solar da Pereira Barreto da EDP Renováveis pelo subsecretário de Infraestrutura do estado de São Paulo, Cassiano Ávila.

De acordo com o executivo o governo vem trabalhando para a inclusão do Estado no mercado livre. Atualmente o processo está em fase de identificar os melhores lugares que tenham bom fator de insolação e ponto de conexão e assim fazer a modelagem. Empresas como a Sabesp e a CPTM, por exemplo, já utilizam dessa modalidade e agora a secretaria de infraestrutura quer fazer a aquisição.

“A ideia é que a gente desenvolva até o final desta gestão, no final do próximo ano, cerca de 50 projetos e até o final deste ano a gente deve publicar o edital dos cinco primeiros em que o conceito é a utilização de imóveis próprios do estado que não estão sendo utilizados para a implantação destas usinas”, diz.

Hoje o governo gasta cerca de R$ 670 milhões por ano com energia elétrica. O executivo diz que a ideia é reduzir essa conta e também dar utilidade a esses lugares que estão sem aproveitamento. “Inicialmente as plantas terão até 5MW (…) a gente consultou a Cetesb para verificar se os imóveis que a gente já identificou se eles têm algum empecilho que impeçam o licenciamento do projeto”.

*O repórter viajou a convite da EDP Renováveis