Nesta quarta-feira (22/9), os deputados que integram a Comissão de Desenvolvimento Urbano na Câmara dos Deputados, em votação, escolheram os agraciados com o Prêmio Lucio Costa, que homenageia à atuação de entidades e personalidades nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação.

Na categoria Entidades e Personalidade na área de saneamento, os escolhidos foram, respectivamente: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Rio  Grande do Sul – Sindíágua-RS – e Edson Aparecido da Silva, assessor de saneamento da FNU e secretário-executivo do ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento.

Pedro Blois, presidente da FNU, parabeniza os agraciados como o prêmio, destacando o trabalho de ambos na defesa do saneamento público e contra a privatização do setor. O trabalho de Edson foi fundamental, nos últimos anos, na articulação junto a Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, debatendo e propondo emendas à Lei 14.026/2020, que alterou o Marco Legal do Saneamento, com vistas à defesa do direito universal do saneamento a toda população brasileira”.

O assessor de saneamento da Federação Nacional dos Urbanitários – FNU tem sido um dos principais expoentes na luta em defesa do saneamento público no país, articulando entidades de sociedade civil, movimentos populares, sociais e sindical, em defesa do lema: “Água é Direito – Não Mercadoria”. Ele também foi um principais responsáveis pela fundação do ONDAS.

Edson Aparecido da Silva é mestre em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC; foi coordenador do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, realizado em Brasília, em 2018, e coordenou a Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental – FNSA.

Sindiágua-RS
O Sindíágua-RS, filiado à FNU, é atualmente presidido por Arilson Wunsch, e representa os empregados da CORSAN, empresa estatal gaúcha do saneamento. Nos seus 35 anos de existência, destaca-se o seu trabalho em defesa não só dos interesses da categoria que representa, mas também dos direitos da população à água e saneamento de qualidade. Notadamente nos últimos anos, e mais especificamente em 2020/2021 quando mais uma vez tentam privatizar a CORSAN, o Sindiágua-RS lidera o Fórum em Defesa da Água e do Saneamento, entidade de mobilização que congrega dezenas de sindicatos, associações e a sociedade civil gaúcha, bem como faz uma incansável incursão em todo o Estado do RS esclarecendo prefeitos, vereadores e a sociedade dos malefícios da privatização da água e se posicionando firmemente contra a privatização da CORSAN.

O Sindiágua-RS tem clara a concepção de que a luta sindical não é uma mera luta corporativa, centrada apenas nos benefícios dos membros da categoria, mas que perpassa por todas às reivindicações em defesa dos direitos e qualidade de vida da sociedade em geral.

A premiação está prevista para acontecer em 10 de novembro, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Conheça todos agraciados como o Prêmio Lucio Costa – edição 2021

CATEGORIA PERSONALIDADE:
. ÁREA DE HABITAÇÃO: Jorge Fontes Hereda (homenagem póstuma)
. ÁREA DE SANEAMENTO: Edson Aparecido da Silva
. ÁREA DE MOBILIDADE: Mirella Prosdócimo

 CATEGORIA ENTIDADES:
. ÁREA DE HABITAÇÃO: Movimento de Mulheres por Moradia Orquídea
. ÁREA DE SANEAMENTO: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Rio Grande do Sul.
. ÁREA DE MOBILIDADE: Instituto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos.

HISTÓRICO
O Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação é uma iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. O prêmio, instituído pela resolução nº 8/2015, de 1º de janeiro de 2015, é concedido anualmente pela Câmara dos Deputados a três entidades e a três personalidades que desenvolvem trabalhos meritórios voltados para a melhoria de vida nas metrópoles brasileiras.

O nome da premiação faz homenagem ao urbanista, arquiteto modernista e grande idealista Lúcio Costa, que foi reconhecido mundialmente pelo projeto do plano piloto de Brasília. Falecido em 1998, Lúcio Costa se firmou como pioneiro da arquitetura urbana moderna no Brasil.