A Federação Nacional dos Urbanitários – FNU – e a Confederação Nacional dos Urbanitários – CNU – expressam apoio e solidariedade à greve dos trabalhadores(as) da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), nesta terça-feira, 10 de agosto/2021, em sua luta contra a proposta de privatização do governo do Estado. Os trabalhadores(as) defendem que a empresa se mantenha pública e como patrimônio do povo gaúcho. Além disso, eles(as) reivindicam o fim do sucateamento, melhores condições de trabalho e o fim das terceirizações.

Após a aprovação da lei federal 14.026/2020, que modificou o marco legal do saneamento, o serviço de saneamento no Rio Grande do Sul, assim como em praticamente todos os estados do país, é um dos principais alvos do modelo de privatização, seja ela de forma direta, através da abertura de capital e PPP’s – Parceria Pública Privada – ou indireta, por meio de transferência de determinados setores e serviços para a gestão de empresas terceirizadas.

A FNU e CNU consideram a luta dos trabalhadores(as) da Corsan, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul – Sindiágua-RS, legítima e se colocam juntas na defesa dos interesses da categoria, assim como na defesa dos direitos da sociedade gaúcha à água e ao saneamento público, universal e de qualidade.

10 de agosto de 2021.

Direção Nacional da Federação Nacional dos Urbanitários – FNU
Direção Nacional da Confederação Nacional dos Urbanitários – CNU