O acompanhamento que vem sendo feito pelo Sindicato dos Urbanitários da Paraíba (Stiupb), o governador da Paraíba, João Azevêdo, está acelerando a entrega gradual dos serviços da Cagepa à iniciativa privada, além dos inúmeros serviços já entregues as empresas terceirizadas, ou seja, seguindo a cartilha privatista do Governo Bolsonaro.

A própria Lei Complementar 168/2021, já sancionada, determina a criação da Microrregiões no Estado, cenário revelado através de estudo de especialistas da UFCG, que essa iniciativa é insustentável economicamente.

Dando seguimento na agenda neoliberal, no último dia 02 de agosto, o governador da Paraíba participou de uma reunião de  trabalho em João Pessoa com o Sr. Fábio Abraão, Diretor de  Concessões e Privatizações do BNDES, para tratar do tema “Concessões e privatizações”, conforme pode ser acessado no link do BNDES (ver print abaixo).

Essa reunião, inicialmente foi com o secretário de Planejamento Gilmar Martins e equipe, com o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, e com o Presidente da Cagepa, Marcus Vinícius.

No mesmo dia, sendo que das 15h às 16h, o governador se reuniu com as autoridades citadas anteriormente, para tratar do tema “Banco de Serviços: Projeto Cagepa-Saneamento”.

Ainda neste dia às 17h50, o governador e equipe visitaram as instalações da Cagepa.

Mais uma vez evidencia-se a falta de transparência do Governador para tratar desse novo modelo de Microrregiões, sem ouvir a classe trabalhadora, embora o Stiupb já tenha solicitado inúmeras reuniões para tratar do assunto.

Estamos vigilantes e sempre de olho nesse processo.

Fonte: Ascom Stiupb