O Staecnon (Sindicato de Campos e Região Norte e Noroeste) se coloca na vanguarda como um dos grandes defensores da categoria

Os sindicatos que representam os trabalhadores do setor de saneamento do Estado do Rio de Janeiro, SINTSAMA-RJ, SINDÁGUA-RJ, STAECNON-RJ, SENGE-RJ e SINAERJ, se uniram no início da noite desta segunda (12/07), em assembleia coletiva unificada, com o intuito de debater com a categoria os rumos da negociação do acordo coletivo de trabalho 2021/2022 para os funcionários da Cedae.

A assembleia aconteceu através de plataforma virtual e foi considerada pela entidades, uma das maiores ações de ajuntamento coletivo dos últimos anos, reunindo dezenas de trabalhadores em um único ambiente. Como resultado, a maioria dos trabalhadores votaram pelo dissídio coletivo e pela garantia de greve, caso haja necessidade no decorrer das negociações com a companhia.

Vale lembrar que mesmo com a luta acirrada por parte dos sindicatos para impedir a venda da companhia, no dia 30 de abril, a Cedae foi leiloada em um evento, na nossa opinião ilegal, que aconteceu na Bolsa de Valores, de São Paulo, arrecadando a importância de R$ 22,7 bilhões, valor que ficou bem acima do esperado.

As lideranças sindicais estão se organizando, com o intuito de unificar forças, estabelecendo ações conjuntas, trazendo todos os trabalhadores para dentro das iniciativas, através de uma estratégia de gestão que visa organizar uma força ampliada e combativa a nível estadual.

“Eu me sinto contemplado com tudo que estamos conseguindo construir, mesmo em meio a este momento extremamente desfavorável no âmbito político, social, de saúde pública e econômica. São em momentos assim que buscamos forças e novas estratégias para os enfrentamentos em busca dos direitos.” – Disse Hélio Anomal, presidente do Staecnon-RJ

Fonte: Da Redação / Foto: Enockes Cavalar