As entidades sindicais que assinam esta nota prestam solidariedade para os moradores e as moradoras da Ocupação Douglas Rodrigues, situada na Vila Maria – bairro da zona norte da cidade de São Paulo – e reivindicam que seja restabelecido imediatamente o fornecimento de energia para as duas mil pessoas que lá residem.

No último dia 28 de junho, a Enel, com o apoio da Polícia Militar, simplesmente retirou e levou os cabos elétricos (comprados pelos moradores) e deixou as famílias no escuro e no frio. A empresa multinacional italiana adquiriu a antiga estatal Eletropaulo Metropolitana e desde então o diálogo com os movimentos sociais só piorou.

O corte abrupto de fornecimento de energia está fazendo com que mães, idosos, crianças e o conjunto da população que lá reside percam medicamentos (por exemplo insulina)  e alimentos e fiquem sem água quente para banhos e demais necessidades em meio ao rigoroso inverno paulistano e à pandemia de Covid-19 que até o momento já matou mais de 520 mil pessoas no Brasil!

A Ocupação Douglas Rodrigues está há oito anos no local e uma das reivindicações é que a distribuidora de energia formalize o fornecimento, para que possam arcar com as contas de eletricidade, mas não houve efetivo diálogo social que garantisse esse direito.

Portanto, nos somamos a essa batalha cidadã e reivindicamos junto à Enel o restabelecimento da energia na Ocupação Douglas Rodrigues.

Apoiamos as lutas dos movimentos por moradia e em especial nos solidarizamos com o Movimento Independente de Luta por Habitação de Vila Maria diante desta aflitiva situação.

Seguimos juntos em defesa do povo acima do lucro!

São Paulo, 2 de julho de 2021.

CTB/SP – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – São Paulo
CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Nacional
CUT/SP- Central Única dos Trabalhadores do Estado de São Paulo
CUT – Central Única dos Trabalhadores – Nacional
CNU – Confederação Nacional dos Urbanitários
FNU – Federação Nacional dos Urbanitários
FENATEMA – Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente
ISP – Internacional de Serviços Públicos – Sub-regional Brasil