A FNU – Federação Nacional dos Urbanitários – completa, no dia de novembro dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, 69 anos de uma trajetória de defesa da soberania nacional, das empresas públicas de saneamento, de energia e dos direitos dos trabalhadores urbanitários.

Essa história que completa hoje 69 anos enfrentou momentos difíceis , como as mobilizações históricas contra a tentativa de privatização da Eletrobras nos governos Collor e FHC, a sua contribuição foi decisiva para a criação do marco regulatório do saneamento no governo do presidente Lula, os quadros cedidos para a estruturação do Ministério das Cidades. Enfim, a Federação sempre contribuiu com o país.

A FNU enfrenta a conjuntura mais difícil da sua trajetória, onde um governo fascista trabalha dia a dia para entregar nossas empresas de saneamento e energia ao capital privado. Mas a resistência continua em todos os espaços, seja político, na justiça e demais fóruns.

A FNU nestes 69 anos saúda também todos os seus sindicatos filiados, pois sem eles não poderia ter construído essa trajetória tão rica. Vamos à luta!