Na manhã da segunda-feira, 25 de abril, os trabalhadores e trabalhadoras da Cosanpa (Jurunas, Guanabara, Outeiro e Icoaraci) foram surpreendidos pelo corte no fornecimento de energia elétrica dessas unidades de negócio da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). O motivo: falta de pagamento da conta de luz. Informações chegadas ao Sindicato dos Urbanitários do Pará dão conta de que a direção da Cosanpa deixou acumular um débito de R$ 29 milhões com a Equatorial Celpa, dívida que se arrasta há pelo menos quatro meses.
O curioso é que o Governo do Estado repassa mensalmente cerca de R$ 14 milhões à direção da Cosanpa para cobrir algumas despesas, entre as quais a conta de energia elétrica. “Se o Governo repassa esta verba especificamente para a conta de luz e agora o fornecimento é cortado por falta de pagamento, os trabalhadores/as perguntam, onde foi parar o dinheiro que seria para pagar a Celpa?”, questiona o presidente do Sindicato, Pedro Blois.
O Sindicato está em contato com a direção da Cosanpa no sentido de esclarecer a situação, para que seja retomado o fornecimento de energia e não prejudique ainda mais as condições de trabalho na Cosanpa e o serviço prestado à população.

Fonte: Eliete Ramos – Eliete Ramos- Jornalista Ascom Stiupa