Terminada a audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), a avaliação é de que conseguimos a primeira vitória porque como resultado a Light não poderá mais promover demissões durante a negociação do nosso Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
Isso dá à categoria tranquilidade necessária para avaliar as propostas, até aqui indecentes, apresentadas pela empresa à mesa de negociação. O MPT ainda propôs que que a Light prorrogue a vigência do ACT até que um
novo ACT seja assinado e a Light tem 20 dias para responder.
Da parte dos Sindicatos, continuaremos insistindo na readmissão dos companheiros e companheiras demitidos durante a negociação do nosso ACT.

Caso não cheguemos a um acordo, os Sindicatos ingressarão com processo na Justiça para readmissão de todos os demitidos, porque no nosso entendimento isso configura prática antissindical que não pode ser tolerada em hipótese alguma e certamente contaremos com o apoio de centrais sindicais, entidades representativas de trabalhadores e parlamentares.

Além do aspecto judicial, será fundamental a participação da categoria nas assembleias e atos promovidos pelo Sindicato, porque se a empresa não mudar sua postura nós partiremos para paralisações setoriais. É hora de a categoria mostrar a sua cara participando ativamente das assembleias porque isso tem reflexos à mesa de negociação e recebendo a direção do Sindicato na ocasião dos atos setoriais, porque estão em jogo nossos empregos, salários e benefícios conquistados em 89 anos de muita luta.

Fonte: Ascom Sintergia-RJ