Nesta quinta-feira (8/11) aconteceu a abertura oficial do IX Congresso Estadual dos Urbanitários do Pará que prossegue até sábado (10/11), com discussões sobre as áreas de energia elétrica e saneamento, principalmente sobre as ameaças de privatização dos setores e as consequências para a população (programação abaixo). Os debates são realizados no auditório do Sindicato dos Urbanitários, localizado na Avenida Duque de Caxias, 1234, entre as travessas Lomas Valetinas e Enéas Pinheiro.

Na pauta os “Desafios da Organização Sindical na Nova Lógica do Mundo do Trabalho”.

O Congresso acontece num momento em que, além de termos que enfrentar uma série de desafios relacionados a retirada de direitos trabalhistas e conquistas sociais, agora a notícia da intenção do governo eleito de acabar com o ministério de trabalho. Essas lutas se somam à luta contra a privatização da água e do saneamento e do sistema elétrico brasileiro.

Confira a programação desta sexta e sábado:

9/11/2018 – Sexta-feira
. 9h30 – Setor Elétrico – As Privatizações / Reestatização e seus Impactos na região Amazônica – Gustavo Teixeira, Dieese,
. 14h – Setor de Saneamento – Direitos Humanos e o Saneamento Básico na Amazônia (Com foco nas Privatizações) – Dep. Carlos Bordalo, UFPA e Edson Aparecido, Ass. FNU.

10/11/2018 – Sábado
. 8h30 – Políticas Sociais – Direitos Sociais, Minorias e Terceira Idade (Discriminação, Assédio, Violência, Acessibilidade, Previdência, PCD) – Tatiana Cibele, CUT/PA.