O Stiu-AL conseguiu, por meio do Sesi/Senai, a declaração de que as empresas ligadas à  representação de seus trabalhadores pelo sindicato pertencem ao ramo da indústria. Isso quer dizer que trabalhadores urbanitários lotados no município de Maceió já podem se vacinar contra a Covid-19, conforme calendário de vacinação daquele estado.

Aos demais urbanitários do estado de Alagoas, o Situ-AL explica que continuará com a luta para que eles também consigam este direito. (veja postagem do Instagram do sindicato: https://www.instagram.com/p/CPGUIBljYWf/ )

Segundo dados do DIEESE, comparado com o período anterior, do 1º trimestre de 2020 ao 1º trimestre de 2021, morreram a mais 142% de trabalhadores/as do setor de Eletricidade e Gás. Do setor de Água, Esgoto, Atividades de Gestão de Resíduos e Descontaminação o percentual foi de 48%.

Vacina para os urbanitários de todo o país
Como trabalhadores essenciais, que não podem parar suas atividades e, em grande parte, também não podem exercê-las em home office, a FNU/CNU, em abril, encaminhou ofício ao diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, solicitando que os urbanitários sejam inseridos no grupo prioritário no Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, tendo em visa o alto índice de contaminação da categoria que atua nos setores de energia, saneamento, meio ambiente e gás natural.

No documento, encaminhado à Anvisa, foi mencionada a pesquisa de “Risco de Contágio por Ocupação no Brasil”, realizada pelo LabFuturo e LABORe, da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo os dados, aos trabalhadores que atuam na área de energia, saneamento, meio ambiente e gás o nível do risco de contágio por atividade é mais de 51% de chance de contrair o coronavírus, enquanto executam suas atividades. (link de acesso à pesquisa: https://impactocovid.com.br )

Leia mais:
. Vacina: FNU solicita à Anvisa inclusão dos urbanitários em grupo prioritário
. Urbanitários cobram inclusão em vacina contra Covid-19