Nesta semana em que será comemorado o Dia Internacional da Mulher – 8 de março – uma onda feminista ocupará as ruas e as redes sociais para fazer um alerta sobre os graves problemas que impactam a vida das mulheres em todas as partes do mundo.

As urbanitárias engrossam essa luta e irão às ruas neste ano, em especial, para defender o direito à água e a energia para todos.

“As mulheres urbanitárias estão no dia a dia lidando com a questão da água, do saneamento ambiental e da energia nas empresas em que trabalham. As companheiras do setor de saneamento estão bravamente nas frentes de lutas nas entidades sindicais, batalhando contra a privatização das companhias estaduais de saneamento, como forma de preservar a água como um bem público e universal. As companheiras do setor elétrico estão fazendo a resistência contra a privatização do sistema Eletrobras e a entrega do patrimônio nacional à iniciativa privada que só visa lucro”, explica a Secretária da Mulher da FNU, Giovana Barros.

FSM e FAMA 2018

As mulheres urbanitárias estão mobilizadas para participarem de dois grandes fóruns internacionais que acontecem, agora em março, no Brasil.

Entre os dias 13 e 17 de março, em Salvador –BA, acontece o Fórum Social Mundial – FSM – e a Assembleia Mundial de Mulheres terá agenda exclusiva no dia 16 de março. Neste dia será uma oportunidade para as mulheres urbanitárias apresentarem ao mundo a sua pauta de lutas: a defesa da água e da energia como bens públicos, a necessidade de ampliar a participação feminina no mundo sindical, ainda tão marcado pelo domínio masculino, contra o preconceito, contra a reforma da previdência, a necessidade da equidade salarial entre homens e mulheres, dentre outros pontos.

Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA 2018 – que será realizado entre os 17 e 22 de março, em Brasília, também será outro importante espaço para as mulheres urbanitárias fazerem a defesa ao direito à água e ao saneamento e se posicionarem contra a mercantilização da água e sua privatização.

Na noite do dia 20/3 está programada a grande plenária Mulheres e Água.

8 de março será nas ruas!

Vamos à luta, dizer não aos retrocessos, a retirada de direitos, a violência e exigir mais espaço para as mulheres urbanitárias!