O Sindisan aproveita este espaço para parabenizar os cerca de 1200 trabalhadores e trabalhadoras da Deso que, após discussão e deliberação em assembleia, compreenderam a necessidade de fortalecimento do sindicato e contribuíram com a Taxa Assistencial, que será um importante reforço financeiro para a campanha em defesa da Deso como patrimônio dos sergipanos e da nossa maior riqueza, que é água.

Isso mostra que apesar da campanha covarde da oposição contra a Taxa Assistencial, com o objetivo de enfraquecer e inviabilizar as ações do sindicato, a maioria dos trabalhadores com consciência de classe aprova e apoia a luta do Sindisan em favor da categoria e contra a privatização da Deso, luta esta que tornou-se referência nacional entre os sindicatos do setor.

Não queremos aqui criticar quem não autorizou o desconto, até porque se trata de uma decisão individual, ainda que para um objetivo coletivo. Talvez, em um outro momento, com uma leitura mais clara da difícil realidade que os trabalhadores vêm enfrentando, essas pessoas mudem de ideia e venham a fortalecer a luta do seu sindicato.

Mas o que precisa ser repudiado é a campanha que uma minoria despolitizada fez contra a Taxa Assistencial de Fortalecimento da Luta Sindical, levando formulários e tentando convencer trabalhadores a não contribuir. Contra estes, é sempre bom lembrar, o Estatuto do Sindisan prevê punições.