Os trabalhadores da Cetesb da Baixada Santista e do Vale do Ribeira aprovaram, por unanimidade, a deflagração de greve, por tempo indeterminado, a partir da zero hora do dia 12 de janeiro.

A decisão foi tomada em assembleia virtual realizada pelo Sindicato dos Urbanitários (Sintius) no dia 11 e a votação ocorreu até as 23 horas do mesmo dia.

A categoria já havia decidido paralisar as atividades em dezembro do ano passado. No entanto, essa medida foi adiada, devido à manifestação do Governo do Estado, que acenou para um possível cumprimento das sentenças judiciais que favorecem os trabalhadores com a reposição dos índices de inflação na data-base de 2020 e 2021.

A resposta final foi contrária à expectativa da categoria e ainda há a orientação do Comissão de Política Salarial (CPS, órgão ligado ao governo estadual) para que a empresa recorra das decisões judiciais em todas as instâncias, o que deixou os trabalhadores mais insatisfeitos, resultando em uma votação unânime pela greve.

Na avaliação da Diretoria do Sintius, a demora para cumprir as decisões da Justiça é inaceitável e prejudica diretamente os companheiros, que não escondem a insatisfação com a situação por estarem sem reajustes desde 2019.

Vale lembrar que o julgamento do dissídio de 2020 ocorreu em 22 de setembro do ano passado e determinou a aplicação da inflação aferida naquele período (2,6%). Já o de 2021 foi avaliado pela Justiça em 17 de novembro do mesmo ano e previa a recomposição dos salários e benefícios em 7,81%, totalizando 10,61% de correções que ainda não chegaram aos trabalhadores.

Fonte: Sintius